ERIOCAULACEAE

Syngonanthus caulescens (Poir.) Ruhland

LC

EOO:

7.237.972,886 Km2

AOO:

688,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

No Brasil a especie ocorre nos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, nos Estados de Roraima, Pará, Amazonas, Tocantins, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Giulietti et al., 2010). Segundo Huft (1985), Syngonanthus caulescens foi coletada nos pântanos perto de Minatitlan, Vera-cruz, México em 1892, e também é conhecida a partir da Costa Rica e norte da América do Sul. De acordo com Giulietti; Hensold (1990), a distribuição da espécie atinge a Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2011
Avaliador:
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

<i>?</i><i>Syngonanthuscaulescens</i> é amplamente distribuída noterritório brasileiro, com coleções recentemente registradas, não se enquadranos critérios de avaliação de risco de extinção. É categorizada como "Menos preocupante" (LC).

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Formações Campestres (Stehmann et al., 2009)
Habitats: 1.8 Subtropical/Tropical Swamp
Detalhes: A espécie tem sido coletadas em florestas, florestas montanas, pântanos, brejos sombreados e abertos, locais pantanosos, campos úmidos, campos lenhosos, locais muito úmidos, vales de rios estagnados e solos muito úmidos, e em afloramentos igneos em savanas abertas. É frequentemente encontrado em solo firme, embora seja uma planta aquática (Hensold, 1953). De acordo com Meira Neto et al. (2007) a espécie é terófita. Floresce em maio (Sano et al., 2010).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level
Lista do Pará (SEMA/GTZ-PR, 1995).